Saturday, November 28, 2009

Colunistas do Cena

O Cena Canadense já tem acordo fechado com dois colunistas. A primeira foi Mônica Machado, a brasileira que é ex-proprietária de um dos restaurantes naturais mais badalados de Ottawa. O segundo é Jorge Shcweitzer, um cronista carioca que faz vídeos sobre os lugares mais interessantes do Rio de Janeiro.

Mônica Machado ainda não resolveu alguns projetos pessoais e está sem tempo de começar a escrever para o Cena. Sua excitação com a nova proposta não esmoreceu, todavia. Está sempre em contato com o blog para saber se ainda tem o espaço que dedicará a posts sobre gastronomia orgânica. Dada a sua competência, o espaço é cativo. Mônica está abrindo uma vinícola e por motivos contratuais o nome do seu ex-restaurante não pode ser revelado. Tinha a porta verde.

Jorge Schweitzer já começou seu trabalho. Na parte logo abaixo dos posts diários, o leitor pode acessar o canal de televisão do colunista no YouTube. Seu material, produzido do assento de motorista de um taxi carioca, é irreverente e interessantíssimo. Schweitzer é um dos blogueiros mais acessados na capital fluminense.

Outros colunistas estão em negociação com Cena Canadense. Flávio Burgos declinou-se do convite para escrever sobre esportes, segundo ele porque teve problemas com a regularização de seu visto. Garante que vai voltar para o Brasil, o que não seria impedimento nenhum para o simpático pernambucano. A Internet não tem fronteiras. Porém, Burgos garantiu que não será possível.

Com a vaga de esportes aberta, algumas pessoas já enviaram currículos para a editoria do Cena Canadense. É muita coisa para um blog tão novo! Mesmo assim, todos os candidatos serão apreciados, sem discriminação. O perfil do colunista deve ser compatível com o perfil dos leitores do Cena. Futebol, hockey, basquete, esportes de inverno, realidade sócio-econômica internacional são alguns dos conhecimentos que o colunista precisa ter. Escrever bem em português, inglês e francês é primordial.

Outra convidada é a blogueira Luciana Teixeira, uma jornalista de Brasília que mora em Hull (QC) há dois anos. Luciana é muito competente na bloguesfera e está pensando na proposta do Cena. Os leitores e o editor estão na maior expectativa, porque a brasileira é talentosa. Ela é sócia do marido, Paulo Maia, na Marché Brasil, uma microempresa que vende produtos alimentícios diretamente vindos do Brasil.

Mas o que faz um colunista?

Se o leitor amigo não sabe muito bem como é o trabalho de um colunista, o Cena explica. É uma pessoa quase independente que escreve sobre um determinado assunto ou generalidades. Seu olhar é mais incisivo, seus textos podem ser mais longos, sua análise pode ter um rebatimento mais profundo sobre o objeto.

O colunista, na maior parte das vezes, é um especialista no assunto a que se propõe falar. Suas fontes de informação fazem parte de um universo mais diretamente relacionado com o tema em questão. O colunista geralmente sabe antes de todo mundo sobre algo que aconteceu ou vai acontecer. Seu posicionamento junto à notícia é privilegiado em relação às demais pessoas.

Página Inicial

No comments:

Post a Comment