Monday, December 7, 2009

Um Mês de Bloguesfera

O Cena Canadense está em vias de completar seu primeiro mês de existência. Dia 12 de dezembro este blog completará 30 dias no ar. É incrível refletir sobre este pequeno período de tempo e concluir que muita coisa já foi feita. Mais ainda, é perceber que a estrada apenas começou.

O blog recebeu logo o apoio dos artistas brasileiros residentes em Ottawa. Pessoas muito gentis e educadas falaram com o Cena, algumas abriram as portas de seus lares, contaram sobre seus trabalhos e aspostaram no site como forma de Comunicação Social. Algumas pessoas chegaram a manifestar exclamações sobre como o blog estava produzindo. A Brasilidade falou alto no coração de todos com a chegada do blog.

A Comunidade Portuguesa ficou animada com a possibilidade de falar a todos os lusófonos amigos do blog sobre as coisas interessantíssimas que produzem. Mais ainda do que os brasileiros, receberam o Cena Canadense como a um irmão que chega da terra lusa. Na verdade, não é mesmo muito diferente, porque o blog tem sangue terceirense também.

Os compromissos do Cena só cresceram a partir de então. Brasileiros muito ativos de um lado, portugueses incansáveis do outro, um brasileiro fazendo sucesso no México, chuva de e-mails, propostas de pauta, fotografias, programa de rádio, compromissos, ufa! Foi um mês bem agitado.

No meio disso tudo, um jornalista brasileiro radicado aqui há muitos anos veio com a brilhante ideia de apresentar o blog ao Ethnic Press Council do Canadá. Outro amigo do blog que é canadense e não fala uma vírgula em português colocou a ideia em prática. O presidente do Conselho prontamente contactou seu Vice e recolheu um formulário de inscrição do Cena. Mesmo que o formulário não seja aprovado pelos conselheiros, já é uma grande honra o reconhecimento deles em relação ao blog. Nossa, tudo isso em menos de 30 dias!

O Cena Canadense falou de arte, esporte, Internet, festas, política internacional e muito mais. Tudo o que pudesse ser de interesse da comunidade lusófona no Canadá o blog noticiou. É tanto trabalho que às vezes dá a impressão de que o dia deveria ter 40 horas.

Alguns apostaram tanto no site que estão com interesse em se associar a ele. Os colunistas que o blog pretende ter em seu elenco estão animados com o projeto. Apenas um teve receio e preferiu não assumir nenhum compromisso. Os demais estão roendo as unhas para começar o trabalho.

Quando olhamos para o futuro, vemos que há um longo caminho a percorrer. Nossas matérias sobre Montreal, Toronto, Quebec e Vancouver precisam crescer. Precisamos estar presentes nesses lugares, conversar com os lusófonos dessas cidades, publicar matérias sobre o que eles fazem, criar uma rede de informações capaz de superar essas distâncias. Nesse sentido, a Internet tem ajudado muito. A comunidade do Cena Canadense no Facebook tem sido muito importante.

O Cena precisa de mais parceiros. A proposta precisa crescer dentro do Canadá, por todas as comunidades de lusófonos. Quando estivermos em todos os rincões onde haja um lusófono, o site pode realmente se considerar como voz dos falantes da Língua Portuguesa no Canadá.

Página Inicial

No comments:

Post a Comment