Tuesday, November 17, 2009

O Papel do Cena

O Cena Canadense reconhece que receber mensagens indesejadas no e-mail todos os dias é algo bastante desagradável. Entre os dias 13 e 16 de novembro de 2009, o Cena usou de mensagens nos grupos BINO e Grupo Fale para divulgar os assuntos sobre os quais desenvolveu seus posts.

Foram entrevistas com Sônia Tavares, uma artista plástica sensacional que desenvolve seu trabalho em Kanata; com Sandra Anacleto, uma açoriana que traz biojóias da Amazônia para vender no mercado de Ottawa; uma matéria com Evandro Gracelli que teve repercussão no mundo inteiro, até no Haiti; uma entrevista com o grupo Roda de Samba, que completa dois anos de idade, vai fazer uma festança do Le Petit Chicago e recebeu-nos com todo o carinho num de seus ensaios mais importantes, e sobre o qual estamos desenvolvendo uma reportagem especial; uma visita ao Centro Comunitário Português Amigos Unidos de Hull, onde o pessoal gostou tanto da matéria que vai nos receber novamente neste fim-de-semana e já mandou uma lista de eventos que ocorrerão este ano; a divulgaçào do material de Rômmel Ribeiro, que faz um excelente trabalho com o grupo Project People, no momento em tourné no México; foram também postagens de materiais de TVs e rádios de países que falam a Língua Portuguesa para aproximar as culturas desses povos. Sem contar outros posts que contam pequenas novidades sobre a comunidade lusófona e o próprio blog.

Muita gente apoiou o blog e o lê diariamente. Foram 61 acessos na inauguração, 48 no dia seguinte e 33 no dia de menor movimento. Começamos esta semana com 42 acessos, quando na verdade é considerado sucesso na bloguesfera o blog que tem dois acessos por dia. O hit counter, que registra todos os movimentos dentro do blog, atingiu hoje a marca de 787 acessos até às 10:57 desta terça-feira e nem temos uma semana de existência.

Eu (Cláudio Tostes), editor principal, acordei 5:30 da manhã todos estes dias para ler mensagens, respondê-las, preparar posts, editar fotografias e vídeos, programar reportagens, pensar em pautas novas, localizar e identificar colunistas, convidá-los a participar do blog, enfim, gerenciar tudo que precisa ser feito para que as informações sejam levadas ao pessoal da bloguesfera. É um trabalho insano, cansativo, demorado, que não tem hora para terminar.

Teoricamente, os anúncios contidos no blog renderiam-me algum dinheiro mas não foi extamente isso que aconteceu. Recém-chegado ao Canadá, eu não tenho nada aqui, sequer conta bancária. Os pagamentos são feitos em cheques nominais e eu não teria como resgatá-los. Optei então a destinar meu trabalho para causas sociais, o que não é novidade na minha vida porque no Brasil também sou assistente social e sempre trabalhei com políticas sociais, como saúde mental e educação especial. No interior do blog há alguns HTMLs que permitem o leitor a se juntar a mim e colaborar também.

É com muita alegria que recebemos críticas, mas é com muita tristeza que recebemos acusações que não fazem sentido, sobre lucros com tráfego do blog, bombardeio de informações e uma existência sem sentido do blog. As pessoas, uma delas bem mal educada, não estão entendendo a que o blog se propõe? Não acredito!

Os amigos do BINO e do Grupo Fale nos receberam muito bem. Espero que a amizade permaneça. Mas se 20% dos leitores se manifestarem, até domingo (22/11/2009), contra o blog usar dos expedientes desses grupos para divulgar seu conteúdo, a proposta do Cena Canadense sai do seu eixo fundamental, que é agregar falantes lusófonos. Não queremos incomodar as pessoas, queremos que elas se unam em torno de algo que as faz comuns, nesse caso a Língua Portuguesa. Queremos desmistificar a ideia de que a diferença é assustadora, porque ela não é.

Se você acessou o editorial e leu esta mensagem até aqui, já tem uma visão mais ampliada da proposta do Cena Canadense. Estamos, eu e os colunistas envolvidos no trabalho, completamente disponíveis para outros esclarecimentos através do meu e-mail (claudiotostes@gmail.com). Será sempre muito prazeroso dividir com os leitores as nossas formas de trabalho e filosofia.

Página Inicial

No comments:

Post a Comment