Monday, November 23, 2009

Compromisso Público

O compromisso público do Cena Canadense é com a verdade. Sua meta é levar informação relevante aos falantes da Língua Portuguesa que moram no Canadá. Por conta destes dois aspectos que norteiam o trabalho desenvolvido aqui, o Cena vai honrar um compromisso assumido com os integrantes dos grupos de brasileiros na Internet chamados BINO e Grupo Fale.

Este site fez uso dos expedientes daqueles grupos para divulgar seus primeiros dias de existência. Em menos de uma semana após o lançamento do Cena Canadense, alguns integrantes da rede BINO reclamaram que a frequência das mensagens os incomodava. Um deles, bastante chateado, acusou o blog que de estar lucrando com o tráfego orginado por aquelas mensagens.

O Cena Canadense explicou que não recebe um dólar sequer pelos acessos, postagens ou anúncios nele exibidos. O site, inclusive, faz parte de campanhas promovidas pelo seu provedor, a empresa Google, para reverter fundos para duas instituições de trabalhos sociais nas áreas da infância e da saúde. Nas páginas internas do blog, o leitor também pode colaborar com as mesmas instituições se preferir.

Dado o problema, o Cena Canadense assumiu a responsabilidade de nunca mais enviar mensagens para esses grupos se mais de 20% dos seus integrantes respondessem afirmativamente a pesquisa do blog que perguntava se eles estavam se sentindo incomodados com as mensagens. Alguns leitores amigos defenderam o Cena com carinho e uma das leitoras chegou a lembrar que tal atitude se configurava como censura.

Em contraste com as reações muitas vezes deseducadas de alguns membros do BINO, seus mediadores enviaram uma mensagem educada dizendo que de fato a atitude do blog de enviar uma mensagem por dia aos listados naquela rede social feria as regras formuladas contra os chamados spams. Era oficial, as mensagens do Cena Canadense eram spams.

O Cena, que não pretendia mesmo prosseguir mensagens através do BINO ou do Grupo Fale, ratificou o compromisso dos 20% junto ao mediador e esperou pelo resultado da pesquisa para dar sua palavra final. A pesquisa terminou ontem e teve duração de uma semana.

Segundo as estatísticas do Blogger, 30 % dos leitores do Cena Canadense concordaram que este blog incomoda os membros das duas redes sociais de brasileiros no Canadá. Já outros 69% dos leitores discordam e não se sentem incomodados com tais mensagens. Lembrando o compromisso firmado pelo Cena, o blog não vai mais usar aquelas redes sociais porque o número de pessoas ultrapassou os 20% com os quais o site se comprometeu.

O Cena Canadense agradece o apoio dado pelos 69% de leitores que compreendem a sua meta, conhecem o seu trabalha, acompanham-no e gostam dele. Nosso ânimo não diminui, nosso trabalho não esmorece e nosso empenho continuará o mesmo.

Página Inicial

No comments:

Post a Comment