Thursday, March 18, 2010

TV Digital

O sucesso do Cena Canadense está dando frutos. Em quatro meses de existência, o site já encontra maneira de expandir suas fronteiras e precisa se organizar de modo mais profissional para dar conta de tudo o que tem surgido como oportunidade.

Vários parceiros foram se somando ao projeto desde o início. Atletas, jornalistas, especialista em moda, economista, fotógrafos, cinegrafistas, produtores, e ultimamente empresários. Surgiu a ideia de transformar o Cena num canal de TV online. Com ela, a oportunidade do site se tornar uma microempresa com braços pelo Brasil e Canadá.

O trabalho é grande para transformar uma pequena inciativa individual numa empresa que gera negócios. São cursos de capacitação, reuniões, captação de recursos, formação de equipe, enfim, uma série de soluções que precisam ser tomadas diariamente na construção de um projeto que já envolve um número considerável de pessoas.

TV Online e TV Digital

Os avanços tecnológicos mais recentes caminham no sentido de um conceito que não é novo, mas tem um nome conhecido de várias pessoas, a convergência. Assim como os aparelhos três em um da década de 70, os telefones celulares de hoje estão aglomerando uma série de mídias que há cerca de apenas cinco anos eram impraticáveis num único aparelho.

TV, rádio, cinema, clipes, Internet, música, GPS, tudo já cabe dentro de um aparelhinho de bolso que, de quebra, ainda faz ligações telefônicas. Foi então que o mundo começou a desenvolver a ideia de modificar o conceito de televisão que se tem hoje. As grandes corporações de mídia do mundo estão muito mais interessadas hoje em dominar a rede que darão base a canais de TV que se multiplicarão aceleradamente por todos os cantos do planeta. Se for preciso, essas corporações estão dispostas até mesmo a se retirar do papel de emissoras.

Tudo isso junto dará espaço para produção de grades de programação localizadas, com públicos específicos, e como diz o próprio nome, unificadas em suas programações e seus interesses. É o que hoje conhecemos por Internet. Ninguém se surpreende mais, por exemplo, se Bill Gates e Steve Jobs declararem hoje que estão pensando em fundir suas empresas. Pois é, o mesmo acontecerá com as redes de informação e entretenimento que estão por surgir em cada rincão, em cada região, em cada rua da Terra.

A TV digital já está nos proporcionando isso, através de sites como o renomado YouTube e seus canais que já fazem o maior sucesso, como Reuters, CNN, RayWilliamJohnson, luizazenha, só para citar duas empresas grandes e duas iniciativas individuais. O Cena Canadense também já tem seu canal, o Roteiro Virtual, produtora antiga e anterior ao próprio Cena, que na verdade era responsável por sua administração.

Como na rede de computadores, o Roteiro Virtual está completamente aberto a parcerias de lusófonos de qualquer lugar do mundo. Nosso público alvo continuará a ser os lusófonos que moram no Canadá. Para participar, basta ter uma camerazinha digital amadora, dessas que filma, e um computador com editor de vídeo (no Windows, há o Windows Movie Maker; no Mac, o mais usado é o Final Cut). Vamos embarcar juntos nessa!

No comments:

Post a Comment