Friday, April 9, 2010

Dívida com Portugueses

O Cena Canadense está em dívida com os portugueses. Muito mais matérias sobre o Brasil e os brasileiros têm sido publicadas aqui. E o motivo é simples. O jornalismo trabalha com base no que diz suas fontes de informação e as únicas fontes genuinamente portuguesas por aqui são os irmãos lusos do Centro Comunitário Português Amigos Unidos - CCPAU - de Gatineau (QC).

Antes da última reforma no site da RTP, uma das maiores redes de TV de Portugal, nós podíamos buscar vídeos naquele espaço para publicar também aqui. Depois da reforma, porém, isto se tornou uma tarefa difícil, porque aquele site não disponibiliza mais ao internauta ver a sinopse e acessar os vídeos que antes a RTP disponibilizava facilmente.

O Cena faz um apelo a todas as suas fontes. O mínimo que alguém precisa para ter sua ideia ou trabalho divulgado por aqui é enviar um press release e fotos para cá. Através da coluna Assessoria de Comunicação presente no site, há ainda mais detalhes sobre como proceder com os jornalistas em geral.

Aproveitamos para registrar que o Cena é dirigido por um jornalista luso-brasileiro (nascido no Brasil e com origem portuguesa). Não é interesse da linha editorial deste site criar divergências entre os dois povos. Como também não é do ponto de vista de seu editor-chefe que estas culturas têm de rivalizar. Por aqui, a crença é de que ambos os povos saem perdendo e só quem lucra com esta rivalidade idiota é a Grande Mídia quando coloca as duas culturas em choque. Fiquemos atentos a isso para não sermos feitos de bobos.

No comments:

Post a Comment